quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Serra Gaúcha - Nos Arredores de Gramado.

Da série "Claudinha vai a Gramado", trago esse post como complemento, pois os arredores de Gramado são muito convidativos. Muitos viajantes, inclusive, optam por se hospedar nas cidades vizinhas já que Gramado costuma ser mais cara. Canela é a mais próxima, menos de dez quilômetros, o que não é nada, não é mesmo?

Eu sou suspeita, pois amo Gramado. Gosto de ficar por ali andando pelas ruas e comendo a valer. Tenho um hábito que meu marido acha bem feinho, fazer o quê? Quando viajo, gosto de olhar por dentro das casas das pessoas, se isso, claro, me for possível. Tenho um profundo encanto por isso. Na verdade meu maior encanto é por gente. Acho uma verdadeira “viagem” ficar imaginando a vida das pessoas. Uma vez, na França, ou em França, como dizem, eu achava o máximo andar no metrô suspenso e quando ele passava pertinho dos apartamentos era puro deleite.

Não gostaria de ser mal interpretada, gosto de imaginar como os seres humanos normais vivem, seus hábitos, suas rotinas, chego a imaginar cenas. Muitos amam os animais, eu amo pessoas.

Mas voltando a postagem, em Gramado tive esse tipo de oportunidade ao andar pelos bairros, principalmente observando casas de idosos. Suas varandas, seu tricô, suas canecas de café, seus livros. Me faz tão feliz. Fico pensando que deve ser um bom lugar para envelhecer. Tantas hortências. Como não ser invadido pela felicidade num lugar repleto de hortências? E de chocolate, e de comida, rsrs?






Mas se você quiser ir a Canela, também vai curtir bastante. O Parque do Caracol é um passeio belíssimo, eu diria imperdível. Com a Cascata do Caracol, linda de morrer.




E ali pertinho o Castelinho do Caracol, bem no caminho para o Parque, com uma apfelstrudel maravilhosa, e a parede cheia de cucos, lindo demais. A casa tem aquele cheirinho delicioso de maçã. Erguida em 1913, é uma das primeiras residências de Canela. Toda em madeira, construída no sistema de encaixes e parafusos.

Bem perto também fica o Alpen Park, muito legal, principalmente se você gosta de atividades radicais. As crianças costumam curtir bastante. É um bom passeio.

A Serra Gaúcha nos proporciona a oportunidade de vivenciar as tradições de seus colonizadores, principalmente alemães e italianos. São muitas as histórias e experiências. Mesmo sendo avessa às excursões, penso que o passeio de Maria Fumaça na região de Bento Gonçalves - Garibaldi é bem interessante. Com direito a apresentações típicas, degustações e uma excelente parada na fábrica da Tramontina em Carlos Barbosa.



Outra oportunidade é a visita ao Vale dos Vinhedos na região de Bento Gonçalves. Hoje nossos vinhos nacionais já são muito reconhecidos por sua qualidade. Bons restaurantes também podem ser encontrados nessa região. Uma ótima opção é a pousada Don Giovanni, sua vinícola e seu restaurante.

O comércio de malhas e couro também é farto e de boa qualidade. Tanto em Gramado, quanto em Canela ou na cidade de Nova Petrópolis, encontramos excelentes produtos com bom preço. Vale a pena.

No retorno, penso que uma paradinha de uns dois dias em Porto Alegre também é boa idéia, principalmente para os urbanos como nós. Restaurantes, shoppings, barezinhos no bairro Moinhos de Vento, a carne gaúcha, o pôr do sol no Guaíba, entre outra coisas. Mas Porto Alegre merece um post próprio. Vai ficar mais pra frente.

Até lá.






Nenhum comentário:

Postar um comentário