terça-feira, 20 de agosto de 2013

Chile - Diário de Bordo - Parte I.

Penso que roteiros de viagens são sempre uma faca de dois legumes. Se por um lado tendem a otimizar sua viagem, por outro, correm um grande risco de aprisioná-la. Portanto, tenham sempre em mente que eles são apenas uma base, que pode organizar seus dias para que aqueles passeios imperdíveis sejam realizados. Mas sobretudo busquem ousar, desviar o rumo, sejam realmente desobedientes. Afinal, vocês estão de férias, evitem o relógio despertador, evitem continuar cumprindo metas, tarefas.

As surpresas pelo caminho tendem a construir memórias gostosas e histórias para contar. Bem, estou falando isso porque vou fazer um desvio na minha programação. Eu vinha falando sobre comida em NYC e ainda tenho duas postagens sobre o tema. Mas, como sou desobediente, abaixei o fogo para o prato principal não queimar e voltarei a ele em breve.

Farei um desvio para ir ao Chile, para atender a minha amiga Riva Nantes. Afinal guardo memórias deliciosas sobre essa experiência e vou contar aqui.

Para Riva e quem mais chegar.

Chile - Diário de Bordo - Parte I

Chegamos em Santiago num sábado, à noite, em setembro de 2011. Voamos Lan, excelente escolha. Aeronave novinha, confortável. Voo direto, partindo do Rio de Janeiro, cerca de 4 horas de viagem. Muito bom.

Ao chegar, nosso transfer (privativo) nos aguardava para nos levar ao Eurotel no bairro Providência. Outra ótima escolha. A hospedagem em Providência costuma ser a opção da maioria dos brasileiros. O bairro é fofo. Ruas gostosas para passear, bom comércio, ótimos restaurantes, casas de câmbio, estações de metrô bem pertinho e hotéis categoria turística.

Outra possibilidade, um pouco mais sofisticada é ficar em Las Condes. Também é um bairro lindo, mas optamos por apenas passear por lá.

No trajeto do aeroporto ao hotel já tivemos uma excelente impressão da cidade. Suas avenidas amplas e um túnel fantástico sob o Rio Mapocho que acessava nosso bairro.

Na primeira noite, fizemos apenas um lanche e fomos dormir cedo.

No domingo, fizemos um city tour já contratado de meio dia. Como já disse várias vezes, não somos adeptos de excursões, mas penso que um pequeno city tour é válido para te dar uma introdução à cidade.

Pudemos apreciar uma linda cidade, ruas limpas e arborizadas. Em Santiago a maioria das construções é de prédios razoavelmente baixos, já que convivem com tremores de terra constantes. São vários durante o dia, tão suaves que muitos não são percebidos. Outros se podem notar e são vistos como normais por sua população. Mas para nós brasileiros é algo muito estranho. Numa determinada noite, cerca de meia noite, estávamos em nosso quarto tomando um dos maravilhosos vinhos que compramos nas visitas às vinícolas, quando houve um pequeno tremor. Eu não percebi pois já tinha adormecido e fui acordada por Helcio, preocupado. Não levei muito à sério a sua informação, achei que era efeito do vinho, rsrs. No entanto, no dia seguinte no café da manhã, o tremor da noite era o assunto em todas as mesas.

Após o city tour ficamos no Shopping Parque Arauco, localizado em Las Condes. Excelente Shopping, até voltamos no dia seguinte para um cineminha. Ali, almoçamos no Restaurante Peruano Tanta, ótima indicação da amiga Cassia.

No dia seguinte, segunda feira, após o café, pegamos o metrô para Bellavista. Muito tranquilo andar de metrô em Santiago. A estação de Bellavista nos deixou perto da Universidade e de lá fomos seguindo pela Calle Constituicion. Lindo bairro, me lembrou Palermo Soho, em Buenos Aires. Esse clima universitário traz ao bairro vários bareszinhos, restaurantes charmosos como o Azul Profundo e o Como Água para Chocolate. Passamos pelo Patio Bellavista, repleto de lojinhas vendendo Lápis Lázuli. A pedra, linda de morrer só existe no Chile e no Afeganistão. Riva, amante de jóias, vai adorar.

Pela Calle Constituicion acessamos La Chascona, casa de Pablo Neruda, visita obrigatória, na minha opinião. A casa foi transformada em Museu e está lá, do jeito que Neruda deixou, com toda a presença de sua amada Matilde na decoração. Adoramos a visita.

De lá continuamos andando até o Cerro San Cristoban, outro ótimo passeio. Subimos no Funicular até o topo de onde se vê toda a cidade de Santiago e em torno a maravilhosa Cordilheira dos Andes, linda demais.