sábado, 3 de agosto de 2013

Claudinha vai a Gramado.

Minha amiga Claudinha vai a Gramado. Seu desejo de conhecer o Natal Luz vem desde o ano passado, mas deixando para última hora, não pôde realizá-lo. Assim, visando tornar sua estada mais agradável, resolvi escrever este post.

Para Claudinha, Marcio e Bia, e quem mais chegar.

Gramado fica na Serra Gaúcha, na chamada Região das Hortências. Distante 115 km da capital, Porto Alegre. Com vôo direto e rápido do Rio de Janeiro, foi um dos passeios mais lindos que fizemos no Brasil. Ao chegar no aeroporto, a viagem até Gramado costuma ser tranquila, tanto alugando um carro ou contratando um serviço de traslado.

Nossa primeira vez foi em 2001, antes da chegada de nosso Lucas. Era inverno, hummm, ótimo para namorar. Ficamos hospedados na Pousada da Vovó Carolina, localizada na Avenida das Hortências, próximo ao Centro. Gostamos muito da hospedagem. Equipe atenciosa, apartamento confortável, café da manhã delicioso. Recomendo.

Quando voltamos, no Reveillon 2010-2011, ficamos no Hotel Recanto da Serra com uma localização melhor ainda, na minha opinião. Hotel lindinho, adoramos. Lucas curtiu muito e nós ficamos realmente muito bem impressionados com a hospedagem. É um hotel muito procurado por todos os seus encantos, mas caso não seja possível ficar lá, não desanime. Gramado tem excelentes opções, e vcs ficarão muito bem.

Em 2001, como era a primeira vez, realizamos muitos passeios sugeridos pela agência de viagem. Valeu para termos uma boa idéia da região, embora evitemos os passeios em grupo. Dos passeios em Gramado, recomendo os seguintes:

- Visita ao Lago Negro. Construído por Leopoldo Rosenfeldt. Após a região ter sido arrasada por um incêndio, foram importadas árvores da Floresta Negra na Alemanha. Por isso tem esse nome. E é lindo, considero um passeio imperdível.

- Mini Mundo. É um parque todo em miniatura. É muito interessante o cuidado com que as peças foram construídas. Muito fofo, eu não diria imperdível, mas vale a visita.

- Aldeia do Papai Noel. Gramado respira Natal mesmo fora de época. Na temporada do Natal Luz então, nem se fala. É um lugar agradável com uma linda vista para o Vale do Quilombo.

Existem ainda os Museus de Cera, do automóvel, das motos Harley Davidson…Visitamos alguns. Confesso não achar muito interessante, mas são bem procurados.

A verdade é a seguinte: Gosto mesmo é de andar pelas ruas, lindas, cheias de flores. Assim, meio sem rumo, sem hora pra sair, hora pra voltar. E Gramado é uma cidade linda, dá vontade de andar o dia todo. Além do mais tem um programa dos quais mais gosto de fazer, comer bem. Dizem que levo jeito para cozinhar, mas confesso que meu maior talento é para comer. E mais, para os chocólatras de plantão, a cidade é o que há de melhor.

O Centro é muito fofo. Ali na Rua Borges de Medeiros, uma das principais junto com a Av. das Hortências, vcs poderão passear a pé aproveitando cada cantinho. A loja dos Cucos, lindos de morrer;

O palácio dos festival, onde em agosto acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.

Ali, passamos a nossa noite de reveillon assistindo Harry Potter, Imagine quantas pessoas tinha no cinema, rsrs. Mais uma vez, mantendo o hábito do cineminha nas viagens. Foi ótimo. A meia noite teria uma queima de fogos em frente, mas já estávamos no quentinho do apartamento. Digo quentinho pois, por incrível que pareça, mesmo em dezembro faz frio à noite. Reserve o gorrinho.

Em frente ao Palácio tem a Rua Coberta, um lugar bem gostoso, com bares, cafés, restaurantes e é claro, lojas de Chocolates.

Ainda na Borges de Medeiros, só que no sentido oposto, indo para o Lago Joaquina Bier, tem a Cantina Pastacciuta, deliciosa. Em frente, a Casa do Colono onde são feitos pães irresistíveis. E bem pertinho a Pizzaria Porto dos Piratas, também um programão. Além da pizza ser maravilhosa, é um restaurante todo temático, super bem decorado, imperdível.

No Lago Joaquina Bier, acontece a atração mais linda, na minha opinião, do Natal Luz. O Nativitaten. Inesquecível. Mas leve um bom casaco, faz frio, muito frio durante a apresentação.

As outras duas atrações que assistimos foram O Grande Desfile, que acontece no Centro, no cruzamento da Rua Borges de Medeiros com a Avenida das Hortências e a Fantástica Fábrica de Natal, bem próximo ao Lago Negro, cercado de hortências. Recomendo as duas.

Outras boas opções de restaurantes, gente como amo comer, são a Casa di Paolo, galeteria bem típica da região, e em frente o restaurante de grelhados El Fuego. Adorei os dois.

Em 2001, conhecemos também o Suíço Belle du Valais, lindo de morrer. Só depois fui saber que foi escolhido o melhor restaurante Suíço do Brasil. Comemos la Pierrade. Um fondue na pedra espetacular!

Falam muito do Café Colonial, mas eu não gosto. Acho muito gorduroso e a minha escolha não é por quantidade de comida. Mas, enfim, é uma questão de opinião.

Fiquem atentos pois muitos dos restaurantes têm serviço próprio de transporte para buscar os hóspedes nos hotéis. O mesmo acontece com as fábricas de Chocolates espalhadas pela cidade. Gostamos muito dessa visita.

Outra coisa bem bacana é a oferta de lojas de couro a bom preço. Recomendo a Couro Draes, na Rua Garibaldi (paralela a Borges de Medeiros, com acesso pela Rua Coberta) e a Bannypel, esta última um pouco mais distante, mas pouca coisa. Fizemos excelentes compras nas duas.

Por enquanto é isso, mais tarde falo um pouco sobre as cidades vizinhas.