quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sempre NY - Onde Comer.

Hoje vou começar uma série de postagens sobre comida em NY. Enquanto a gastronomia se mantém como pendência na minha vida (terei que viver muito para realizar todas as pendências), vou exercitando um de meus esportes prediletos, comer!

E ao contrário do que muitos pensam, vc pode comer muito bem em viagens. Nada contra quem realiza uma viagem estilo correria e come em fast foods. Mas vou logo dizendo que isso não é para mim. Comida para mim é uma experiência sublime, daquelas que evocam memórias afetivas. Tal como memória de cheiro. Sabe quando um determinado perfume de leva de volta a experiências do passado, que lembram uma época de sua vida, ou uma pessoa que foi importante para vc? Então, comer para mim é assim, nunca vou me esquecer do primeiro risoto que comi na Itália, nem da tarde que passamos no Eataly, em dezembro de 2012.



Lembro com uma impressão atual de fevereiro de 1998. Foi a nossa primeira vez em NY. Chovia bastante naquela semana. Meu guarda chuva chegou a quebrar com o vento cortante de suas esquinas. Nossa, amo tanto aquela cidade que tenho memória até do vento, rsrs. Sinto uma profunda alegria quando abre a porta do aeroporto e percebo que vou congelar. Mas voltando a 98, saímos, eu e Helcio numa noite de chuva, andando sem rumo pelas ruas de NY. Sabíamos apenas que queríamos jantar mas não sabíamos onde. E quando a chuva apertou, entramos no primeiro restaurante que vimos. E foi ali que comi o melhor sashimi de atum da minha vida. Não sei onde era, nem o nome do restaurante. Só sei que era em Midtown, pois não tínhamos andado muito e que tinha uma Barnes and Noble por perto, o que não ajuda muito, né?!

Mas lembro muito daquele sashimi. Que delícia! Assim como do risoto da Via Veneto, e do Eataly, ai gente o Eataly é tudo de bom nessa vida. Ainda vou fazer uma postagem só sobre ele. E do cheiro da Magnólia Bakery…



Então, vcs estão convidados para uma experiência gastronômica. Portanto teremos que degustá-la como tal, vagarosamente, apreciando cada um de seus detalhes. Suas entradas, os pratos principais e por fim, as sobremesas.

Costumo dizer que NY não é uma cidade americana, é a capital do mundo. Logo, vc poderá comer o que quiser, comida de todo tipo e de todas as nacionalidades. Faça me o favor, não vá parar no McDonald’s! Até para as comidinhas rápidas existem melhores opções.

Depois do advento do Starbucks, vc pode ficar tranquilo e tomar um café decente e não aquele café aguado do passado. E gente, tem um Starbucks em cada esquina. Excelente opção para o frio.

Pois então, vamos ao Cardápio:

Entradas

Café da manhã em NY geralmente acontece na rua. São raríssimos os hotéis que o incluem em suas diárias e acabam cobrando muito caro por isso. Quando ficamos no Roosevelt, em 2011, no último dia resolvemos tomar o café da manhã lá mesmo. Gastamos 60 dólares. Quase tive um troço!

São inúmeras as opções para o café da manhã próximo dos hotéis. Recomendo o Blake & Todd na esquina da Vanderbilt com a 45 st. Tomamos café ali quase todos os dias quando ficamos no Roosevelt. Sinto falta de um café tipo Brasil e este restaurante nos atendeu perfeitamente. Pãozinho, ovos mexidos, cream cheese. Iogurte, granola, e chá preto pois o café preto, insisto,  no Starbucks.

Outra opção muito procurada é o Cosi Café. Há muitos por Manhattan. É bom, mas acho um pouco condimentado.

São também muito recomendados os Le Pain Quotidien, faz o estilo padaria. Mas nesse estilo, o meu predileto é o Dean & Deluca. Delícia. Ali vc pode tomar o café preto sem medo.




 Já experimentamos tb o Café Europa. Boa opção, mas não é muito barato. Gastamos cerca de 45 dólares.



Um boa possibilidade tb é comprar seu café numa deli. São inúmeras as espalhadas pela cidade, assim como alguns mercados orgânicos como o de Columbus Cicle. Ali vc poderá encontrar variedades de frutas.



E assim, vc começa bem seu dia. Pode fazer uma refeição grande lá pelo meio da tarde, o que evita a fila dos restaurantes no almoço, e um lanche na hora do jantar.

Ok, em breve passamos ao prato principal.

Bom Apetite!


8 comentários:

  1. Roberta, adorei seu blog! Por enquanto li apenas esta postagem (mas vou ler as outras, relaxe! Rs). O tom da prosa está muito convidativo (e familiar: posso te ver falando exatamente do modo que escreveste!). Te confesso que, perdido como sou, teria muito medo de sair por aí pelas ruas de NY. Mas...vamos ver onde esta viagem nos leva, não é?! Prossiga! Prossiga!

    ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, as vezes é preciso se perder, não é mesmo?
      Ja estou escrevendo a continuação do cardápio. Bon apetit.

      Excluir
  2. Ai, delícias, delícias e delícias! No aguardo do prato principal!!!
    Bjos.
    Riva

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, amiga Riva.
    Mais delicinhas em breve.

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando suas dicas =)
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana, que bom que gostou. Em breve, Primi Piatti, com mais delicinhas!
      Bjsss

      Excluir
  5. Muito bom de ler, delícia.... Só me leva para mais perto desta cidade que amamos tanto! Cada cantinho uma delícia e novidade a ser descoberta ou uma lembrança a ser revivida! Não me canso , sempre quero mais! Um beijo e parabéns pelo blog amiga, tá Sua cara! Beijos Gel

    ResponderExcluir
  6. Gel, querida, obrigada por todo esse carinho.

    ResponderExcluir